30/06/2020 09:43

SINTEP/MT- 55 ANOS DE HISTÓRIA DE LUTA

No dia 29 de junho de 2020, o Sintep/MT completou  mais um ano de existência. Há  55 anos tivemos as primeiras mobilizações  de trabalhadores do ensino público de Mato Grosso com objetivo de cobrar do poder público ganhos  para a classe. A iniciativa de um grupo de 45 professoras primárias, em 1965, cresceu e frutificou, consagrando nesse que é  hoje o maior sindicato de trabalhadores  de Mato Grosso.

A transformação da entidade, denominada de associação  de profissionais da educação  para sindicato, ocorreu somente em 1988 (pós-ditadura), período registrado  pela resistência  dos trabalhadores  contra os desmandos dos governantes.

Essa década foi marcada também  pela expansão da organização dos profissionais da educação no interior  e pela  capilarização da entidade nas redes municipais, ocasião de grandes e duras intervenções por parte  da categoria diante  de arbitrariedades  impostas  por gestores, como atrasos sistemáticos  de salários e as politiqueiras  indicações  de servidores   para atuar na educação. Momentos  decisivos  e de grandes  e intensas  mobilizações que arrancaram  as atuais  políticas educacionais.

Para o atual presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira, é importante relembrar a história. A educação tem um quadro de renovação e apresenta muita gente nova, que desconhece todo o percurso dessas conquistas. “Muitos dos que vieram para Mato Grosso foram atraídos pelas conquistas forjadas nessa luta”, afirma.

Valdeir reforça  ainda que, legislações importantes  como concurso público, carreira, lei orgânica, hora-atividade, gestão democrática e profissionalizações dos funcionários são frutos da histórica luta  deste sindicato. “É preciso que os trabalhadores compreendam que o sindicato é a ferramenta de luta para avançar e assegurar direitos” destaca o presidente.

Para o presidente do Sintep Subsede de Cuiabá, João Custodio, a luta por uma escola pública, democrática, de qualidade e a valorização dos seus profissionais sempre será a marca desta entidade sindical. Neste momento, algozes históricos apontam suas garras ferinas para a destruição dos direitos arduamente conquistados  pela  categoria.  Portanto, A LUTA CONTINUA!!!!!

Valdeir Pereira - Presidente do Sintep/MT

João Custódio - Presidente do SintepSubsede de Cuiabá