Rede Municipal: ANÁLISE CONJUNTURA/AUDIÊNCIA SME/ENCAMINHAMENTOS PARA 2021

Rede Municipal: ANÁLISE CONJUNTURA/AUDIÊNCIA SME/ENCAMINHAMENTOS PARA 2021

 

ANÁLISE CONJUNTURA/AUDIÊNCIA SME/ENCAMINHAMENTOS PARA 2021

Estimados colegas,

 

    Representantes das unidades educacionais reunidos virtualmente no dia 11 de dezembro, sob a coordenação da direção do Sintep Subsede de Cuiabá, comungam de que o cenário para o conjunto dos trabalhadores no país é devastador.

 

 CONJUNTURA NACIONAL TRÁGICA

   Não bastasse as proposições das contrarreformas, verdadeiras bombas de desmonte do estado, em especial dos serviços públicos e seus servidores, agora estamos assistindo a deformação do FUNDEB. Neste caso, em especial, a cobiça privatista, aliada ao projeto de desmonte da escola pública brasileira, são duas bandeiras indissociáveis do desgoverno Bolsonaro.        Todavia, a falta de limites e de bom senso na votação da Câmara, no dia 10 de dezembro, colocou em risco a estrutura da educação nacional. Os municípios serão gravemente afetados com a redução de receitas do FUNDEB, drenadas para a iniciativa privada.  O NÃO À PRIVATIZAÇÃO será também  a bandeira da educação.

AUDIÊNCIA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

Concluído o segundo turno das eleições à prefeitura de Cuiabá, a direção do Sintep Subsede foi  recebida em audiência pela  Secretária Municipal de Educação, Edilene Machado, para cobrar pendências da pauta de reivindicação da Campanha Salarial e ainda sobre questões pertinentes ao calendário de retorno ou não às atividades presencias em 2021.

   Em resposta, não oficializada, mas contundente, a secretária, Edilene Machado, reafirmou parte do conteúdo do ofício Nº1329/2020/GS/SME.

1-Retomada das etapas de convocação dos aprovados no último concurso público:

É compromisso retomar as publicações para convocação dos aprovados no último concurso mediante as vagas livres apontadas pelo RH da secretaria de educação.Sinalizou de que o calendário deve ser anunciado o mais breve possível para atender a demanda de 2021.

2- Reestabelecimento do Programa Profuncionário:

Em conformidade com o IFMT e SME, o programa está consolidado. A retomada das atividades será efetivada somente com retorno das aulas presencias obedecendo o protocolo de segurança.

3- Publicação e implantação de processos de elevação de nível/pagamento de retroativos:

Conforme compromisso firmado, todos os processos protocolados de dezembro de 2019 a outubro de 2020 foram publicados. Assumiu também o compromisso de publicar mensalmente os processos protocolados na SME. Compromete-se ainda analisar no primeiro trimestre de 2021as condições de efetuar o pagamento dos retroativos gerados neste período.

4-  Reestabelecimento da Lei de Gestão Democrática:

As atividades da comissão constituída entre secretaria e sindicato serão retomadas nesta última semana dezembro. Fortaleceu a ideia de revisão da atual legislação, atendendo ao parecer do Supremo Tribunal Federal e assegurando a escolha dos gestores pela comunidade. Prontificou-se ainda em acelerar o processo para que o período eleitoral seja realizado em julho de 2021. Para tanto, os atuais mandatos devem ser prorrogados.

5-Reformas e novas construções de unidades educacionais:

As obras relacionadas no relatório enviado para o sindicato estão sendo implementadas. O referido documento foi encaminhado para todas as unidades educacionais para confirmação e acompanhamento.

6- Aprovação do projeto da nova Lei Orgânica:

Neste momento, o documento se encontra na Secretaria Municipal de Educação para ajustes técnicos a pedido da equipe jurídica da Câmara. Afirmou de que o projeto só poderá ser aprovado em abril de 2021, passado três meses do período eleitoral.

7- Processo Seletivo para contratos:

O edital do processo seletivo já foi publicado,obedecendo o parecer do Tribunal de Contas do Estado. Sua necessidade é justificada em virtude de substituições em licenças, vagas de gestores escolares e outros.

8-Reajuste salarial de 3.70% e RGA de 2.35%:

O projeto de lei para aprovação do reajuste de 3.70% deverá ser apreciado pela Câmara Municipal até o final desta legislatura(dezembro ou janeiro).Diferente deste, afirmou de que a legislação aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente impõe aos gestores o não cumprimento da RGA de 2020(medidas tomadas para o enfrentamento da COVID -19).

ENCAMINHAMENTOS PARA 2021

A direção desta Subsede, juntamente com suas representações, aprovou os seguintes encaminhamentos:

1-Manutenção das atividades remotas,preservação do distanciamento e afastamento de aglomerações em virtude da eminente retomada agressiva da pandemia no país e na nossa cidade. PELA VIDA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ESTUDANTES E SUAS FAMÍLIAS. Enfim, PELA VIDA DE TODOS.

2- Solicitação de audiência presencial  com o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, após sua posse, para discussão do Termo de Compromisso, assinado no período eleitoral;

3- Realização de reunião de representantes no final de janeiro ou no início de fevereiro.

Obs. Conforme deliberação da penúltima reunião de representantes, a direção realizará uma nova LIVE(m nesta  sexta-feira; às  9 horas,  com a participação de professores, técnicas em desenvolvimento infantil, equipe pedagógica da SME e Secretária de Educação acerca de tratativas do retorno ou não das atividades presenciais 2021.

  As inscrições devem ser encaminhadas(até quinta-feira às 18h) por um membro da equipe gestora da unidade educacional para o celular (65) 9989-1564 ou ainda pelo email [email protected].

 

João Custódio da Silva

Presidente do Sintep Subsede de Cuiabá

 

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir
Email

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br